CENTRO ESTÉTICO BEM ESTAR
Tratamento Facial e Corporal
Drenagem Linfática
A drenagem linfática é uma massagem terapêutica que previne celulite, ajuda na limpeza de toxinas formadoras de nódulos de gordura, o que acaba com o inchaço corporal, aumentando a oxigenação da pele em pouco tempo. A drenagem linfática faz a pele ter uma aparência bem mais saudável e também permite uma melhor circulação do sangue. As mulheres têm quedas de hormônios várias vezes durante a vida como na menstruação, TPM (Tensão Pré Menstrual), gravidez e menopausa. A drenagem linfática possibilita a normalização dos hormônios, o que melhora o bem-estar e a saúde.
O sistema linfático tem funcionamento paralelo ao sistema circulatório, tem uma grande rede de vasos, que estão espalhados pelo corpo todo e coletam líquidos dispersos. Esses líquidos são filtrados e lançados na corrente sanguínea. A drenagem linfática faz com que estes líquidos sejam coletados pelas estruturas responsáveis por essa função. A drenagem linfática consiste em massagem que é feita por meio de pressões leves que fazem o direcionamento dos líquidos dispersos pelo corpo para o sistema linfático, onde podem ser eliminados por meio da urina.
Durante a gravidez a drenagem linfática costuma ser muito indicada, porque é uma fase na vida da mulher em que a retenção de líquidos é marcante. Isso ocorre porque para a geração do bebê, o corpo da mãe necessita aumentar o volume de sangue em quase cinquenta pontos percentuais, o que faz os líquidos dos capilares transbordarem e causarem inchaço. Se houver um grande trasbordo para o corpo, o organismo não consegue fazer a coleta e eliminar pela urina todo esse líquido disperso. Assim, há um acúmulo de componentes sujos que ficam perdidos e causam a intoxicação, que percebida pelo organismo acaba por gerar excessivas respostas nervosas, o que faz a mulher ficar irritada e nervosa. A drenagem linfática feita durante a gravidez necessita de alguns cuidados e adaptações fundamentais para o benefício da gestante, por isso somente pode ser feita por um profissional especializado em grávidas. É necessária uma prescrição médica para começar o tratamento, o que não é preciso em outras circunstâncias.
Por diminuir a retenção de líquidos em áreas que facilitam o acúmulo de gordura como abdome e coxas e acelerar o metabolismo, a drenagem linfática favorece a queima de gordura e ajuda no emagrecimento. A drenagem linfática também pode eliminar celulite, se o problema estiver no início, de qualquer forma pode prevenir formações maiores. Independente da casa, a celulite se inicia com um processo de retenção de líquido que causa a má oxigenação do tecido e o endurece até a formação de nódulos.
A drenagem linfática eliminará o excesso de líquidos e então o ciclo da celulite é quebrado. A drenagem linfática também pode diminuir os sintomas da TPM porque melhora a resposta do sistema circulatório e atuação do organismo para inibir os sintomas. A massagem funciona sozinha se a drenagem for para uma doença, alteração do corpo ou cirurgia para o qual o médico indicou a drenagem. Mas para modelar o corpo, a drenagem não funciona sozinha, é necessária a mudança de hábitos alimentares. Também é possível realizar algumas atividades físicas em associação com a drenagem. É importante procurar um profissional que seja especializado em drenagem para fazer uma avaliação e saber quais atividades físicas são mais adequadas. Ao mesmo tempo, o uso de aparelhos e cosméticos podem ajudar para a redução de medidas.
Tomar chá verde aumenta o efeito da drenagem linfática internamente. O chá ativa o sistema imunológico, ativa o metabolismo e eliminar toxinas e o inchaço. O uso de chá verde também ajuda a perder peso e a diminuir doenças nos pulmões, pâncreas, cólon e mama. A bebida faz a estimulação metabólica incentivando o organismo a gastar mais energia e já que não suprime apetite e nem é neurotransmissor não causa alterações. Para pessoas hipertensas, o chá precisa ser consumido com cuidado, já que pode aumentar a pressão arterial.
A ingestão de água contribui para a velocidade em que as toxinas são liberadas do corpo e a eliminação do inchaço. Recomenda-se a ingestão um litro e meio de água por dia. Para se conseguir bons resultados, é recomendado que se faça ao menos dez sessões de drenagem linfática, sendo feitas de uma três vezes na semana, sem pular semana alguma. É importante que se faça atividades físicas, como corrida, caminhada, bicicleta e natação. A mudança de hábitos alimentares também é importante, porque ao se comer menos e mais vezes, ocorre o aumento do metabolismo e consequentemente a queima de gordura.
A drenagem linfática só deve ser feita por um profissional com qualificação como um fisioterapeuta, esteticista ou um terapeuta com aptidão para massagem. As manobras da massagem precisam ser com toques suaves para que se possibilite o alcance dos líquidos perdidos. Se for feita muita pressão, acontece a obstrução dos vasos e não há qualquer resultado. A massagem precisa ser leve e relaxante.
FONTE: www.drenagemlinfatica.com